Odontologia preventiva

Manter a saúde da cavidade bucal é de suma importância para a manutenção da saúde do corpo como um todo. Pensando nisso, a odontologia preventiva tem como objetivo a saúde e a prevenção das doenças bucais através de um acompanhamento periódico e de uma visão holística das pessoas, onde são analisadas as necessidades individuais de cada paciente, com foco em evitar problemas futuros ou identificá-los em estágio inicial. Em alguns casos, os tratamentos são realizados em conjunto com outras especialidades, como fonoaudiologia, otorrinolaringologia, pediatria, cardiologia e homeopatia, entre outras. Nossa equipe sempre estará atenta para realizar os encaminhamentos necessários.

As visitas regulares ao cirurgião-dentista, com a realização de exames e procedimentos preventivos, aliadas à boas práticas de higiene diária, são primordiais para evitar o aparecimento de doenças. Iniciar esse acompanhamento ainda na infância faz com que a criança internalize os ensinamentos, tornando espontâneos os bons hábitos. Isso proporciona um crescimento sem vivenciar problemas com cáries e dores, evitando possíveis traumas.

A prevenção evita não só problemas dentários, mas também o câncer bucal que, como todo câncer, se diagnosticado no início pode ter um bom prognóstico. Problemas de saúde bucal como gengivite e periodontite podem estar relacionados a condições sistêmicas como diabetes, doenças cardiovasculares e parto prematuro em gestantes.

Lembre-se que a sua saúde começa pela boca.